Imposto

Contribuinte já pode consultar extrato da declaração do IR 2016

Aqueles que estiverem com pendências podem se autorregularizar

O contribuinte que entregou o Imposto de Renda dentro do prazo já pode conferir se caiu na malha fina da Receita Federal. Para saber a situação é preciso acessar o extrato do processamento da declaração, pela página do e-CAC - Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte. 

 

Quem identificar no extrato do processamento algum erro deve fazer a retificação para não cair na malha fina. Quem enviar nova declaração com as informações corretas automaticamente fica com a declaração liberada da malha. No ano passado, após o fim do processamento dos lotes de restituição, no mês de dezembro, constavam nos sistemas da Receita Federal um total de 617.695 declarações retidas em malha fiscal. Em muitos desses casos, o próprio contribuinte poderia ter regularizado a sua pendência, o que evitaria tal situação. 

 

Uma vez no e-CAC, o contribuinte, além de verificar as pendências, poderá autorizar que um dispositivo móvel (celular ou tablet) obtenha informações e acompanhe o processamento de sua declaração. Assim, sempre que sua declaração for recepcionada, retificada, entrar ou sair da malha fina ou tiver crédito de restituição enviado para o banco, o dispositivo móvel cadastrado será avisado. Para isso, além do cadastramento no e-CAC, é necessário instalar e ativar o serviço no APP IRPF.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Sérgio Moro condena José Dirceu a 23 anos de prisão Anterior

Sérgio Moro condena José Dirceu a 23 anos de prisão

Frio leva população vulnerável aos abrigos Próximo

Frio leva população vulnerável aos abrigos

Deixe seu comentário

Geral

Cookies.

Ao usar este site você aceita que usamos cookies. política de privacidade.

Aceito